IDEXX disponibiliza para veterinários teste do vírus da COVID-19 para animais de companhia

Resposta a crescentes evidências clínicas, casos raros porém reais, e solicitações de veterinários do mundo inteiro

WESTBROOK, Maine, EUA, 20 de abril de 2020 –A IDEXX Laboratories, Inc. (NASDAQ: IDXX), líder mundial em diagnósticos e software veterinários, anunciou hoje que está disponibilizando seu teste SARS-CoV-2 (COVID-19) RealPCR™ para animais de companhia. A IDEXX está lançando o teste em resposta à demanda dos clientes e a crescentes evidências de que, em casos raros, animais de companhia que convivem com humanos portadores de COVID-19 podem ser infectados pelo vírus SARS-CoV-2. O teste estará disponível para veterinários da América do Norte esta semana e continuará a ser distribuído mundialmente nas próximas semanas, sendo habilitado pelos laboratórios de referência da IDEXX – a rede mundial da empresa, composta por mais de 80 laboratórios.

“Continuamos a monitorar a rápida evolução da crise de saúde publica em todo o mundo, dedicando atenção especial aos seus efeitos sobre os animais de companhia”, disse Jay Mazelsky, Presidente e Diretor Executivo da IDEXX Laboratories. “Embora não haja atualmente nenhuma evidência de que cães ou gatos contribuam para a transmissão da doença para seres humanos, ficou claro que oferecer o teste era a coisa certa a se fazer quando observamos evidências clínicas de que animais de companhia – principalmente gatos e furões – podem, em casos raros, correr risco de serem infectados. Além disso, ouvimos de nossos clientes em todo o mundo que os veterinários precisam ter uma opção de teste.”

A orientação da IDEXX, alinhada com as orientações de especialistas clínicos, é de que os veterinários solicitem o teste SARS-Cov-2 (COVID-19) RealPCR™ da IDEXX após consulta com uma autoridade sanitária (por exemplo, um veterinário de saúde pública dos eua) e mediante o cumprimento de três critérios específicos:

  • O animal de companhia convive com um humano portador de COVID-19 ou que obteve resultado positivo para o vírus
  • O animal de companhia já foi testado para infecções mais comuns, que foram descartadas pelo veterinário
  • O animal de companhia (principalmente gatos ou furões) apresenta sinais clínicos consistentes com a COVID-19 

A IDEXX não espera que este teste veterinário tenha um impacto sobre a aplicação do teste de COVID-19 em seres humanos ou sobre a disponibilidade do teste.

A compreensão da COVID-19 e dos seus efeitos sobre a saúde animal e humana está evoluindo rapidamente. As principais autoridades sanitárias e os veterinários da IDEXX concordam que a transmissão do vírus SARS-CoV-2 ocorre principalmente de pessoa para pessoa e não recomenda a realização de testes em animais de companhia assintomáticos. Desde a metade de fevereiro, os Laboratórios de referência IDEXX testaram mais de 5 mil amostras de gatos, cães e cavalos com sintomas respiratórios em 17 países para o vírus da COVID-19. Até o momento, a IDEXX não encontrou nenhum resultado positivo. Isso sugere que, em geral, cães e gatos que vivem com pessoas infectadas geralmente não apresentam infecção, com exceção de casos raros e isolados. Para obter informações mais detalhadas, leia a atualização do diagnóstico de coronavírus da IDEXX

Além desses esforços, a empresa de saúde humana da organização, OPTI Medical Systems, está investindo no apoio à realização de testes em humanos para COVID-19 com o desenvolvimento de um kit de teste PCR, viabilizado por meio da experiência da IDEXX no desenvolvimento e na fabricação de teste PCR para animais de produção. A OPTI Medical validou um kit de teste PCR desenvolvido especificamente para uso em humanos e direcionado principalmenta para distribuição inicial limitada a clientes atuais que atuam ativamente na realização de testes em humanos para COVID-19. Essa iniciativa está em um estágio inicial de desenvolvimento.

Para ver os recursos mais recentes da IDEXX referentes à pandemia de COVID-19, acesse idexx.com.br/covid19.
Para obter mais informações sobre o teste IDEXX SARS-CoV-2 (COVID-19) RealPCR™ para animais de companhia, acesse idexx.com/covid19-pet-test.

Sobre a IDEXX Laboratories

A IDEXX Laboratories, Inc. é membro do índice S&P 500® e uma empresa líder em inovações do setor de saúde animal, oferecendo a veterinários de todo o mundo uma grande variedade de produtos e serviços baseados em diagnóstico e tecnologia de informação. Com os produtos da IDEXX os veterinários dispõem de mais recursos para fornecer tratamento médico avançado, melhorar a eficiência da equipe e estabelecer clínicas mais economicamente viáveis. A IDEXX também é líder mundial no fornecimento de testes diagnósticos e informações para pecuária e avicultura e testes de qualidade e segurança da água e do leite e equipamentos laboratorial remoto de diagnóstico clínico para a medicina humana. Com sede em Maine, nos EUA, a IDEXX emprega mais de 9 mil pessoas e oferece produtos para clientes em mais de 175 países. Para obter mais informações sobre a IDEXX, acesse www.idexx.com.

Nota referente a declarações prospectivas

Este comunicado de imprensa contém ou pode conter várias declarações prospectivas na acepção da Lei de Reforma de Litígios de Títulos Privados de 1995. As declarações prospectivas podem ser identificadas pelo uso de palavras como “espera”, “pode”, “prevê”, “pretende”, “iria”, “irá”, “planeja”, “acredita”, “estima”, “deve”, “projeta”, e palavras e expressões semelhantes. Essas declarações prospectivas têm como objetivo apresentar nossa expectativa atual ou previsões quanto a eventos futuros; elas se baseiam em estimativas, projeções, opiniões e suposições atuais, sem qualquer garantia quanto a desempenhos futuros. Os eventos ou resultados efetivos podem diferir substancialmente daqueles descritos nas declarações prospectivas, assim como uma variedade de suposições referentes a eventos futuros. Essas declarações estão sujeitas a riscos, incertezas, suposições e outros fatores importantes. Advertimos os leitores para que não depositem confiança indevida em tais declarações prospectivas, uma vez que os resultados efetivos podem diferir substancialmente daqueles expressos ou inferidos. Os relatórios apresentados pela IDEXX previstos nas leis de segurança dos Estados Unidos contêm discussões acerca de alguns desses riscos e incertezas. A IDEXX não assume nenhuma obrigação, e nega expressamente qualquer obrigação de atualizar ou revisar qualquer declaração prospectiva, seja em decorrência de novas informações, eventos futuros ou por qualquer outro motivo. Aconselhamos os leitores a revisarem os registros da IDEXX junto à Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (disponíveis no banco de dados EDGAR da SEC em sec.gov e no site da IDEXX em idexx.com).


Contato

Assessoria de imprensa
MSL Group
1-781-684-0770
Email

Relações com investidores
IDEXX Laboratories
John Ravis
1-207-556-8155
john-ravis@idexx.com