Laboratórios de referência da IDEXX

Teste SARS-CoV-2
(COVID-19) RealPCR da IDEXX
Para casos raros após consultar uma autoridade sanitária
Em casos raros onde os três critérios abaixo são cumpridos, este teste oferece aos veterinários a oportunidade de tranquilizar os tutores de animais de companhia, se o seu animal não estiver infectado, ou de intervir e fornecer ao seu paciente o mais elevado padrão de tratamento, caso o resultado seja positivo.
- O animal de companhia convive com um humano portador de COVID-19 ou com resultado positivo para o coronavírus SARS-CoV-2
- O animal de companhia já foi testado para infecções mais comuns, que foram descartadas pelo veterinário
- O animal de companhia (principalmente gatos ou furões) apresenta sinais clínicos consistentes com a COVID-19
Para ver os recursos mais recentes da IDEXX referentes à pandemia de COVID-19
Para uso em casos raros para confirmar ou descartar a infecção pelo vírus da COVID-19 em animais de companhia
As principais autoridades sanitárias e os veterinários da IDEXX concordam que a transmissão do vírus SARS-CoV-2 ocorre principalmente de pessoa para pessoa e não recomendam a realização de testes em animais de companhia assintomáticos. Até o momento, a IDEXX não encontrou nenhum resultado positivo.em animais de companhia para o vírus da COVID-19, o que sugere que cães e gatos que convivem com pessoas infectadas geralmente não são infectados, salvo em casos raros e isolados. Em animais de companhia sintomáticos, é mais provável que a doença seja causada por uma infecção respiratória mais comum que a COVID-19.14
Embora não haja atualmente nenhuma evidência de que cães ou gatos contribuam para a transmissão da doença para seres humanos, evidências clínicas crescentes sugerem que pode haver níveis variados de susceptibilidade dos animais à infecção. Pesquisas recentes revisadas por pares também comprovaram que gatos e furões podem ser mais suscetíveis a infecções clínicas, enquanto os cães parecem ser, em geral, mais resistentes à infecção.8-11
Quando testar
As principais autoridades sanitárias e os veterinários da IDEXX concordam que a transmissão do vírus SARS-CoV-2 ocorre principalmente de pessoa para pessoa e não recomendam a realização de testes em animais de companhia assintomáticos. Em animais de companhia sintomáticos, é mais provável que a doença seja causada por uma infecção respiratória mais comum que a COVID-19.14
A orientação da IDEXX, alinhada com as orientações de especialistas clínicos, é de que os veterinários solicitem o teste SARS-CoV-2 (COVID-19) RealPCR da IDEXX somente quando recomendado por uma autoridade sanitária (por exemplo, um veterinário de saúde pública dos EUA) e mediante o cumprimento dos seguintes critérios específicos:
- O animal de companhia convive com um humano portador de COVID-19 ou com resultado positivo para o coronavírus SARS-CoV-2
- O animal de companhia já foi testado para infecções mais comuns, que foram descartadas pelo veterinário
- O animal de companhia (principalmente gatos ou furões) apresenta sinais clínicos consistentes com a COVID-19
Para obter informações mais detalhadas, consulte nossa atualização de diagnóstico.
A IDEXX apoia inteiramente a recomendação da Associação Médica Veterinária Americana (American Veterinary Medical Association, AVMA) publicada em seu site, afirmando que “se for observada uma doença nova e preocupante que não pode ser explicada de outro modo, e se o animal de companhia teve contato próximo e prolongado com uma pessoa com suspeita de infecção ou infecção confirmada pelo vírus da COVID-19, o veterinário deve entrar em contato com um veterinário sanitarista ou agente de saúde designado para discutir se há ou não necessidade de testar esse animal para COVID-19”.
Como fazer o pedido
Instruções especiais para o envio de amostras para o teste SARS-CoV-2 (COVID-19) RealPCR da IDEXX
Todas as amostras do teste SARS-CoV-2 (COVID-19) RealPCR da IDEXX devem ser enviadas diretamente ao Laboratório de Diagnóstico Molecular (PCR) da IDEXX na cidade de Sacramento, na Califórnia, via FedEx ou UPS. Etiquetas para transporte, insumos e swabs para PCR para os testes de COVID-19 estão disponíveis por meio dos pedidos on-line da IDEXX.
Observação: Para abrir uma conta de pedidos on-line da IDEXX ou uma conta FedEx ou UPS, entre em contato com o centro de vendas internas da IDEXX pelo número 1-888-79-IDEXX (888-794-3399).
Clientes diretos da IDEXX: Não use suas etiquetas pré-impressas. Preencha uma etiqueta para transporte da FedEx ou UPS com suas informações de faturamento atuais da IDEXX e envie as amostras para o seguinte endereço:
IDEXX Sacramento
2825 KOVR Dr.
West Sacramento, CA, EUA 95605
Telefone: 1-800-444-4210
Não é cliente da IDEXX? Entre em contato com um representante e solicite ajuda para abrir uma conta.
Nomes e códigos do teste
Código do teste: 8826 |
Teste SARS-CoV-2 (COVID-19) RealPCR da IDEXX |
Código do teste: 88261 |
Complemento do teste SARS-CoV-2 (COVID-19) RealPCR da IDEXXComplemento para um teste ou painel RealPCR anterior |
Teste para causas mais comuns de doença respiratória a serem consideradas antes de testar para o SARS-CoV-2 (COVID-19)
Painel RealPCR de infecção de trato respiratório superior (ITRS)
Testes RealPCR para Bordetella bronchiseptica, Chlamydophila felis, calicivírus felino, quant. herpesvírus felino tipo 1 (FHV-1), vírus da gripe aviária H7N2, vírus influenza A (inclui H3N2, H1N1, H3N8) e Mycoplasma felis. Inclui quantificação de partículas virais de herpesvírus felino tipo 1 (FHV-1) se o resultado do PCR for positivo. Inclui identificação da cepa de influenza A se o resultado do PCR for positivo.
2512—Gatos |
Painel RealPCR de doença respiratória (DRC) (Abrangente)
Testes RealPCR para Bordetella bronchiseptica, adenovírus canino tipo 2, quant. vírus da cinomose canina (CDV), herpesvírus canino tipo 1 (CHV-1), vírus da parainfluenza canina, pneumovírus canino, coronavírus respiratório canino (CRCoV), vírus da influenza canina H3N2, vírus influenza A (inclui H1N1, H3N2, H3N8, H7N2), Mycoplasma cynos e Streptococcus equi subsp. zooepidemicus. Inclui quantificação de partículas virais de vírus da cinomose canina se o resultado do PCR for positivo. Inclui identificação da cepa de influenza A se o resultado do PCR for positivo.
2524—Cães |
Painel RealPCR para vírus influenza
Testes RealPCR para vírus influenza pandêmico H1N1, vírus da influenza canina H3N2, vírus da influenza canina H3N8 e vírus influenza A. Inclui identificação da cepa de influenza A se o resultado do PCR for positivo.
3731—Cães/Furões |
Orientações para envio de amostras
Orientações para coleta de amostras de SARS-CoV-2
Antes de testar um animal de companhia para SARS-CoV-2, é recomendável consultar um veterinário sanitarista ou a AVMA para verificar as orientações mais recentes para a coleta segura de amostras. Ao coletar amostras de um animal de companhia com suspeita de infecção por SARS-CoV-2, é recomendável o uso de equipamento de proteção individual (EPI), incluindo luvas, máscara, capote e proteção ocular.
A amostra ideal deve se basear em apresentação clínica e finalidade do teste.
- Para manifestações respiratórias: swab faríngeo profundo (com material orgânico visível no swab; esfregar com firmeza) e um swab conjuntival (limpar os olhos e passar o swab no interior da pálpebra), no mesmo tubo. Se o paciente cooperar, pode-se incluir um swab da cavidade nasal caudal. Enviar swabs de haste plástica, secos, sem nenhum meio de transporte, em tubo de tampa vermelha ou vazio estéril; manter refrigerado.
- Para manifestações gastrointestinais: 3-5 g (1 g no mínimo) de fezes frescas em um frasco estéril e swab faríngeo profundo (com material orgânico visível no swab; esfregar com firmeza) e um swab conjuntival (limpar os olhos e passar o swab no interior da pálpebra), no mesmo tubo. Enviar swabs de haste plástica, secos, sem nenhum meio de transporte, em tubo de tampa vermelha ou vazio estéril; manter refrigerado.
- Sem sinais clínicos distintos (p. ex., em pesquisas da saúde pública): 3-5 g (1 g no mínimo) de fezes frescas em um frasco estéril e swab faríngeo profundo (com material orgânico visível no swab; esfregar com firmeza), swab conjuntival (limpar os olhos e passar o swab no interior da pálpebra), e swab nasal caudal, no mesmo tubo.
Requisitos das amostras
Swab faríngeo profundo (com material orgânico visível no swab; esfregar com firmeza) e um swab conjuntival (limpar os olhos e passar o swab no interior da pálpebra), no mesmo tubo. Enviar swabs de haste plástica, secos, sem nenhum meio de transporte, em tubo de tampa vermelha ou vazio estéril; manter refrigerado.
Amostras adicionais para o teste SARS-CoV-2 (COVID-19) RealPCR da IDEXX: se o paciente cooperar, pode-se incluir um swab da cavidade nasal caudal. Se houver presença de sinais gastrointestinais, incluir também 3-5 g (1 g no mínimo) de fezes frescas em um tubo estéril.
Requisitos para notificação
Quais são os requisitos para notificação em caso de resultado positivo do teste SARS-CoV-2 (COVID-19) RealPCR da IDEXX?
A COVID-19 é uma doença de notificação obrigatória em nível internacional. Caso seja detectado um resultado positivo para o SARS-CoV-2, a equipe RealPCR da IDEXX fornecerá informações essenciais às autoridades sanitárias e/ou veterinárias (por exemplo, ao veterinário de saúde pública nos Estados Unidos), conforme exigido por lei. O veterinário comunicante também é responsável por notificar o resultado positivo e desempenha um papel importante na comunicação de informações clínicas adicionais e histórico do paciente. Testes SARS-CoV-2 (COVID-19) RealPCR™ da IDEXX positivos serão confirmados em um laboratório terceirizado pelo governo, conforme orientações regulamentares.
Suporte e recursos
Como solicitar testes on-line
Você sabia que você pode buscar testes diagnósticos, criar uma requisição e verificar o status em vetconnectplus.com?
Prazo para entrega
Resultados preliminares em 1-4 dias; reservar um tempo adicional para confirmação de resultados positivos para SARS-CoV-2.
Serviços de atendimento ao cliente
A IDEXX oferece suporte à sua clínica com nossa equipe de atendimento ao cliente, suporte técnico e serviços de consultoria clínica, incluindo nossos veterinários de suporte diagnóstico e especialistas certificados.
1-888-443-9987

O que é PCR?
O teste de reação em cadeia da polimerase (polymerase chain reaction, PCR) identifica a presença do DNA ou RNA de um patógeno na amostra de um paciente. O PCR é um teste altamente sensível e específico que pode confirmar a presença de um organismo.
Os resultados do teste PCR facilitam a detecção precoce de doenças em animais infectados:
- Em geral, positivo em animais infectados antes que o anticorpo possa ser detectado

Recursos adicionais
Recurso para diagnóstico: Atualização do diagnóstico de coronavírus, abril de 2020
Entre em contato com o atendimento ao cliente
Informações sobre saúde pública e outras questões não relacionadas a clientes: Clique aqui.
Referências
- Centers for Disease Control and Prevention. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19). www.cdc.gov/COVID19. Accessed April 16, 2020.
- World Health Organization. Coronavirus disease (COVID-19) outbreak. www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Accessed April 16, 2020.
- American Veterinary Medical Association. COVID-19: What veterinarians need to know. www.avma.org/coronavirus. Accessed April 16, 2020.
- World Small Animal Veterinary Association (WSAVA). The new coronavirus and companion animals—advice for WSAVA members. www.wsava.org/news/highlighted-news/the-new-coronavirus-and-companion-animals-advice-for-wsava-members. Accessed April 16, 2020.
- Ong SWX, Tan YK, Chia PY, et al. Air, surface environmental, and personal protective equipment contamination by serve acute respiratory syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2) from a symptomatic patient [published online ahead of print March 4, 2020]. JAMA. 2020;e203227. doi:10.1001/jama.2020.3227
- van Doremalen N, Bushmaker Y, Morris DH, et al. Aerosol and surface stability of SARS-COV-2 as compared with SARS-CoV-1. N Engl J Med. 2020;382(16):1564–1567. doi:10.1056/NEJMc2004973
- Wan Y, Shang J, Graham R, Baric RS, Li F. Receptor recognition by the novel coronavirus from Wuhan: An analysis based on decade-long structural studies of SARS coronavirus. J Virol. 2020;94(7):e00127-20. doi:10.1128/JVI.00127-20
- Shi J, Wen Z, Zhong G, et al. Susceptibility of ferrets, cats, dogs and other domesticated animals to SARS-coronavirus 2. Science. 2020;eabb7015. doi:10.1126/science.abb7015
- Kim Y, Kim SG, Kim SM, et al. Infection and rapid transmission of SARS-CoV-2 in ferrets [published online ahead of print April 5, 2020]. Cell Host Microbe. 2020;S1931-3128(20)30187-6. doi:10.1016/j.chom.2020.03.023
- Questions and answers on the 2019 coronavirus disease (COVID-19): Surveillance and events in animals. World Organisation for Animal Health (OIE) website. www.oie.int/en/scientific-expertise/specific-information-and-recommendations/questions-and-answers-on-2019novel-coronavirus. Updated April 9, 2020. Accessed April 16, 2020.
- USDA Cases of SARS-CoV-2 in Animals in the United States. USDA Animal and Plate Health Inspection Service website. https://www.aphis.usda.gov/aphis/dashboards/tableau/sars-dashboard. Updated February 15, 2021. Accessed March 16, 2021.
- OIE Statement on COVID-19 and Mink. OIE World Organisation for Animal Health website. https://www.oie.int/en/for-the-media/press-releases/detail/article/oie-statement-on-covid-19-and-mink/. Accessed March 16, 2021.
- Low-level of infection with COVID-19 in pet dog [news release]. Hong Kong: Government of the Hong Kong Special Administrative Region; March 4, 2020. www.info.gov.hk/gia/general/202003/04/P2020030400658.htm. Accessed April 16, 2020.
- Journal of Small Animal Practice (2020), 1-7: Frequency of respiratory pathogens and SARS-CoV-2 in canine and feline samples submitted for respiratory testing in early 2020. doi: 10.1111/jsap.13300.
O teste PCR é um serviço realizado conforme contrato estabelecido com a Roche Molecular Systems, Inc.