IDEXX SDMA

O que é o teste IDEXX SDMA?

SDMA: Um inovador biomarcador da função renal

O SDMA (dimetilarginina simétrica) é um biomarcador renal específico da função renal. É um indicador da função renal mais confiável do que a creatinina, possibilitando aos veterinários a detecção de insuficiência renal aguda (IRA) e doença renal crônica (DRC) mais precocemente do que nunca.1-5 A International Renal Interest Society (IRIS) afirma que o teste também ajuda a definir as recomendações de tratamento mais eficazes para doença em evolução6.

Três atributos essenciais do teste de SDMA fazem dele um exame mais confiável da função renal:
Trata-se de um biomarcador da função renal

O SDMA é excretado pelos rins. O SDMA reflete com mais precisão a taxa de filtração glomerular (TFG) em cães e gatos.1-4

Aumento anterior ao da creatinina

O SDMA eleva a partir da perda de 25% da função renal,2 o que o torna mais confiável tanto para o diagnóstico de insuficiência renal ativa quanto o de doença renal crônica.1-3 Com a avaliação dos níveis de creatinina, não é possível identificar problemas renais até a perda de quase 75% da função renal.2,3

Especificidade para a função renal

O SDMA sofre menor impacto de fatores extrarrenais, como o estado de saúde geral do animal, idade avançada e o quadro da doença, em comparação à creatiina.5,6

Além disso, o SDMA não é afetado pela massa corporal magra, o que a torna mais confiável para avaliar a função renal em animais com doença renal crônica ou outros problemas de saúde que resultam em perda de peso e massa muscular, como o hipertireoidismo.5,6


Diretrizes da IRIS

O teste IDEXX SDMA foi incluído diretrizes da no estadiamento e nas diretrizes de tratamento da doença renal crônica (DRC) como um elemento adicional útil no diagnóstico de DRC e para ajudar a definir o tratamento para o respectivo estágio da DRC.6

O teste IDEXX SDMA foi incluído nas diretrizes da International Renal Interest Society diretrizes da International Renal Interest Society (IRIS) para doença renal crônica.

Pedido fácil


O teste IDEXX SDMA faz parte de todos os laboratórios de referência IDEXX painéis bioquímicos de rotina dos laboratórios de referência IDEXX sem nenhum custo adicional.

Além disso, é fácil pedir o exame isoladamente para complementar o seu painel bioquímico IDEXX interno.

 

Diagnostique a doença duas vezes mais

Dados do teste IDEXX SDMA demonstram que a doença renal é duas vezes mais comum do que indicavam relatos anteriores.8

View white paper


Estudos de caso

Zeke

Os níveis de creatinina de Zeke sofreram influência do metabolismo e da massa corporal, mas um resultado que indicou SDMA aumentada detectou DRC, além de hipertireoidismo.
Leia mais

Scarlet

Concentrações de SDMA persistentemente elevadas possibilitaram o diagnóstico e o tratamento precoces da doença renal de Scarlet, apesar de seus níveis de creatinina estarem normais.
Leia mais

Bess

O caso de Bess evidencia a importância da realização do teste de SDMA em pacientes idosos. A SDMA não sofre influência da massa muscular e é mais confiável do que a creatinina na detecção de doença renal.
Leia mais


Referências

  1. Nabity MB, Lees GE, Boggess M, et al. Symmetric dimethylarginine assay validation, stability, and evaluation as a marker for early detection of chronic kidney disease in dogs. J Vet Intern Med. 2015;29(4):1036–1044.
  2. Hall JA, Yerramilli M, Obare E, Yerramilli M, Jewell DE. Comparison of serum concentrations of symmetric dimethylarginine and creatinine as kidney function biomarkers in cats with chronic kidney disease. J Vet Intern Med. 2014;28(6):1676–1683.
  3. Hall JA, Yerramilli M, Obare E, Yerramilli M, Almes K, Jewell DE. Serum concentrations of symmetric dimethylarginine and creatinine in dogs with naturally occurring chronic kidney disease. J Vet Intern Med. 2016;30(3):794–802. Yerramilli M,
  4. Yerramilli M, Obare E, Jewell DE, Hall JA. Symmetric dimethylarginine (SDMA) increases earlier than serum creatinine in dogs with chronic kidney disease (CKD). [ACVIM Abstract NU-42]. J Vet Intern Med. 2014;28(3):1084–1085. Consultado em 14 de janeiro de 2015.
  5. Hall JA, Yerramilli M, Obare E, Yerramilli M, Yu S, Jewell DE. Comparison of serum concentrations of symmetric dimethylarginine and creatinine as kidney function biomarkers in healthy geriatric cats fed reduced protein foods enriched with fish oil, L-carnitine, and medium-chain triglycerides. Vet J. 2014;202(3):588–596.
  6. Hall JA, Yerramilli M, Obare E, Yerramilli M, Melendez LD, Jewell DE. Relationship between lean body mass and serum renal biomarkers in healthy dogs. J Vet Intern Med. 2015;29(3):808–814.
  7. Dados em arquivo da IDEXX Laboratories, Inc. Westbrook, Maine - Estados Unidos.