Atalhos


Guia de marcas da IDEXX

 

Um ativo valioso

As marcas comerciais da IDEXX estão entre os ativos mais valiosos da empresa. Elas representam a qualidade, especialidade, cortesia e reputação da nossa empresa e devem ser tratadas com cuidado.

Uma marca comercial tem duas funções básicas:

  • Distinguir o produto de outros produtos
  • Servir como símbolo de qualidade consistente

Marcas comerciais devem ser protegidas pelo proprietário ou serão perdidas. Diferente de patentes e direitos autorais, que possuem vidas limitadas, uma marca comercial pode ser controlada indefinidamente se registrada e usada de forma apropriada. Se usadas de forma inapropriada, as marcas comerciais podem ser perdidas para sempre. Direitos exclusivos de marcas comerciais podem ser perdidos pelo uso descuidado ou inapropriado do público ou do proprietário da marca comercial.

Marcas ou marcas comerciais antigas e famosas, como a aspirina, fórmica, celofane, gramofone e garrafa térmica, tornaram-se palavras comuns ou genéricas em parte porque seus proprietários não usaram as marcas comerciais de forma que as diferenciasse dos produtos ou permitiram que outros as usassem de forma inapropriada.

Regras básicas

Uma marca comercial deve ser sempre identificada como uma marca comercial. Deve ser diferenciada do nome genérico simples do produto.

1. Faça a marca comercial destacar-se do que a cerca.

  • Use a letra inicial em maiúsculo para as marcas comerciais em textos corridos.
  • Ao usar o nome formal completo de um produto, as convenções da IDEXX exigem capitalização do descritor—por exemplo, Analisador Hematológico ProCyte Dx®. Não capitalize o nome genérico do produto—por exemplo, analisador ProCyte Dx®.

Existem logotipos especialmente desenvolvidos que possuem marcas comerciais (por exemplo, Strengthen the bonds.™) e use corpos tipográficos em negrito ou itálico ou coloridos. Entretanto, essa formatação especial se aplica somente aos logotipos e não deve ser usada para formatar a marca comercial em texto (por exemplo, em texto, Strengthen the bonds™ seria usado).

2. Use a marca comercial com o nome formal completo ou o nome genérico para o produto que ela identifica.
Uma marca comercial é um adjetivo e, como tal, deve ser seguida pelo nome descritivo comum do produto. Sempre faça isso na primeira vez que a marca comercial aparecer no material impresso e também em menções principais no material (veja abaixo). É uma boa regra geral usar um descritor com uma marca comercial, em pelo menos 50% do tempo, no material impresso. Não use a marca comercial com nenhum termo que não seja seu nome descritivo comum. Exemplos incluem o Analisador SNAP Pro®, o Analisador Bioquímico Catalyst One™, o Quanti-Tray®Sealer PLUS, o Teste SNAP® 4Dx® Plus, e o Teste Cardiopet® proBNP.

3. Use sempre a gramática correta.
Nunca use uma marca comercial no plural ou da forma possessiva.

4. Se a marca comercial foi registrada, prefere-se o símbolo ® e ele deve estar superescrito. Não use o ® se a marca comercial não tiver sido registrada. As letras TM podem ser usadas após as marcas comerciais que ainda não forem registradas.

Os símbolos ® e TM são definidos da seguinte forma:

  • ® indica uma marca comercial que foi registrada em um ou mais países.
  • ™ indica uma marca comercial.

A notificação apropriada, seja ® ou TM, deve ser usada pelo menos uma vez em cada parte do material impresso ou publicação eletrônica, de preferência com a primeira e principal aparição da marca comercial em um documento. Em um site, pelo fato dos usuários poderem pular várias partes, um “documento” refere-se a cada página separada do site.

“Primeira e principal” significa que você deve usar indícios de marcas comerciais no caso mais destacado ou que chama atenção, bem como na primeira vez que a marca aparecer no texto.

Exceção de site: é aceitável não usar indícios de marca comercial no site da IDEXX.

Quando uma linha de testes e depois os nomes de marcas de testes específicos são mencionados naquela linha, o símbolo deve aparecer nas primeiras menções de cada uma para proteger o nome de cada marca. Por exemplo:

Pergunte sobre a linha SNAP® de testes ELISA:

  • Teste SNAP® Giárdia
  • Teste SNAP® 4Dx® Plus
  • Teste SNAP® Parvovirose
     

Quando uma marca comercial pode se aplicar a classes diferentes de produtos: se você se referir ao Analisador Bioquímico VetTest®, por exemplo, e depois se referir às placas do VetTest®, você usará os indícios da marca comercial nos dois porque a marca cobre classes diferentes de mercadorias. Geralmente, esse é o caso com todos os nossos instrumentos e consumíveis.

Entre em contato Comunicação de marca da IDEXX se tiver dúvidas sobre o uso apropriado das marcas comerciais.