Colilert
- O teste Colilert detecta e quantifica simultaneamente coliformes totais e Escherichia coli, com resultados em 24 horas.
- Aprovado pela EPA (Environmental Protection Agency [Agência de Proteção Ambiental]) dos Estados Unidos e incluído no Métodos padrão para exame de água e águas residuais.
Visão Geral
Comprovado
- Teste de 24 horas aprovado pela EPA dos EUA para águas potáveis, fontes e efluentes.
- As aprovações internacionais incluem AOAC, IBWA e EBWA.
- Milhões de testes realizados todos os anos em todo o mundo.
Fácil
- A facilidade de utilização simplifica o treinamento.
- A embalagem doseada por unidade elimina a necessidade de preparação de meios.
- Não é necessária a repetição dos testes devido a filtros obstruídos ou de bacterias heterotróficas.
- O procedimento de controle de qualidade (CQ) pode ser realizado em 15 minutos.
Rápido
- Menos de um minuto de manipulão
- Detecta simultaneamente coliformes e E. coli em 24 horas ou menos.
- Não é necessária confirmação.
- Não é necessária limpeza de vidraria nem contagem de colônias.
Exato
- Identifica E. coli especificamente, eliminando notificação pública desnecessária devido a organismos não classificados como alvo.
- Suprime até 2 milhões de heterotróficas por 100 ml.
- Elimina a interpretação subjetiva encontrada em métodos tradicionais.
- Detecta um único coliforme ou E. coli viável por amostra.
Economical
- Minimiza o trabalho noturno e ao final de semana.
- Prazo de validade de até 12 meses à temperatura ambiente.
Flexível
- Pode ser usado para testes de presença/ausência ou quantificação com Sistema Quanti-Tray e Sistema Quanti-Tray/2000.
- O teste Colilert também está disponível pré-dispensado em tubos de número mais provável (Most Probable Number, MPN) de 10 ml.
Ciência
O teste Colilert usa a exclusiva Tecnologia do Substrato Definido - Defined Substrate Technology (DST) para detectar simultaneamente coliformes totais e E. coli. Dois indicadores nutrientes, ONPG e MUG, são as principais fontes de carbono no Colilert e podem ser metabolizados pela enzima dos coliformes β-galactosidase, e pela enzima da E. coli β-glucuronidase, respectivamente.
À medida que os coliformes crescem no teste Colilert, eles usam β-galactosidase para metabolizar ONPG e mudam sua cor de incolor para amarelo.
E. coli usa β-glucuronidase para metabolizar MUG e criar fluorescência. Tendo em conta que a maioria dos não coliformes não tem estas enzimas, eles são incapazes de crescer e interferir. Os poucos não coliformes que têm estas enzimas são seletivamente suprimidos pela matriz especificamente formulada do teste Colilert.
Esta abordagem é diferente dos meios tradicionais, que proporcionam um ambiente rico em nutrientes que favorecem o crescimento de organismos classificados como alvo e não alvo. Quando os organismos não alvo crescem e imitam os organismos classificados como alvo, ocorrem falso positivos. O crescimento de organismos não alvo também pode suprimir os organismos alvo e originar falso negativos nos meios tradicionais. Para suprimir organismos não alvo, os meios tradicionais incluem frequentemente elevados níveis de sais, detergentes ou outros agentes seletivos que podem inadvertidamente suprimir os organismos alvo e originar falso negativos.
Apenas os reagentes IDEXX foram validados e aprovados para uso com o Sistema Quanti-Tray e Sistema Quanti-Tray/2000.
Como usar
Aprenda como usar o teste Colilert
Presença/Ausência
Etapa 1
Adicione o reagente à amostra e incube a 35ºC ± 0,5°C durante 24 horas.
Etapa 2
Leia os resultados:
- Incolor = negativo
- Amarelo = coliformes totais
- Amarelo/fluorescente = E. coli
Quantificação
Etapa 1
Adicione o reagente à amostra.
Etapa 2
Verta no Sistema Quanti-Tray (contagens de 1–200) ou no Sistema Quanti-Tray/2000 (contagens de 1––2.419).
Etapa 3
Vede na seladora Seladora Quanti-Tray e coloque na incubadora a 35ºC ± 0,5°C durante 24 horas ( ou de acordo com as normas locais vigentes).
Etapa 4: Quanti-Tray
Sistema Quanti-Tray—Leia os resultados:
- Poços amarelos = coliformes totais
- Poços amarelos/fluorescentes = E. coli
- Conte os poços positivos e consulte a tabela de MPN
Etapa 4: Quanti-Tray/2000
Sistema Quanti-Tray/2000 - Leia os resultados
- Poços amarelos = coliformes totais
- Poços amarelos/fluorescentes = E. coli
- Conte os poços positivos e consulte a tabela de MPN
Perguntas frequentes e respostas
Armazene entre 2-30°C, protegido da luz.
O comparador Colilert é uma referência líquida colorida e fluorescente. Sua finalidade é ajudar a distinguir um resultado positivo mínimo de um resultado negativo.
Às 24-28– horas, qualquer cor amarela ou fluorescência igual ou superior ao comparador é considerada como um resultado positivo do teste.
O pó reagente Colilert deve ter a cor branca a levemente creme; deve ser seco e apresentar consistência solta/fluida. Qualquer dúvida a respeito da cor ou a integridade do pó reagente, contate o suporte técnico da IDEXX.
Sim, se o resultado for negativo. Se uma amostra Colilert inoculada for inadvertidamente incubada durante mais de 28 horas, a falta de cor amarela constitui um resultado negativo válido; uma cor amarela após as 28 horas não é válida, sendo assim o teste deve ser repetido ou verificado.
Sim, se o resultado for positivo. Uma amostra Colilert inoculada que seja positiva para coliformes e E. coli antes das 24 horas constitui um resultado positivo válido para coliformes e E. coli. Se a amostra for positiva antes das 24 horas apenas para coliformes, a amostra constitui um resultado positivo válido para coliformes. Contudo, a amostra deve ser incubada por um período mais longo (até 24 horas, mas não mais que 28 horas no total) para determinar se possui E. coli.
O sistema de reagente foi concebido para suprimir bactérias não coliformes positivas para ONPG ou MUG por pelo menos 28 horas. Se a incubação ultrapassar as 28 horas, é possível que essas bactérias ultrapassem o sistema de supressão do teste Colilert e reajam com ONPG ou MUG. Quando a incubação excede as 28 horas, apenas são válidos os resultados negativos. Os resultados positivos devem ser confirmados usando métodos tradicionais.
Você pode quantificar o teste Colilert com Quanti-Tray, Quanti-Tray/2000 ou qualquer método de tubos múltiplos.
Consulte as autoridades locais, estatais e/ou federais para saber como descartar materiais bacteriológicos com risco biológico em sua instituição.
Sim. O teste Colilert está aprovado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (U.S. Environmental Protection Agency, EPA) como método para detecção de coliformes totais e E. coli em água potável e para detecção de E. coli nos seguintes tipos de águas: águas do meio ambiente, águas superficiais, águas subterrâneas e águas residuais.
O teste Colilert detecta coliformes totais e E. coli a 1 organismo/100 ml.
A vida útil do teste Colilert é de até 12 meses desde a data de fabricação no caso dos formatos em embalagens por pressão (100 ml) e de até 15 meses desde a data de fabricação no caso dos formatos em tubos de vidro (10 ml).
Recursos & Ferramentas
Informações do Produto
Teste Colilert (pacote de 20 testes)
Número de Catálogo: WP020I
Teste Colilert (pacote de 100 testes)
Número de Catálogo: WP100I
Teste Colilert (pacote de 200 testes)
Número de Catálogo: WP200I
Teste 10mL Colilert (pacote de 100 testes)
Número de Catálogo: W100I
Teste 10mL Colilert (pacote de 200 testes)
Número de Catálogo: W200I
Estão disponíveis embalagens por pressão e pacotes Quanti-Tray.
Recursos
A divisão de água da IDEXX possui materiais de referência e documentos de aprovação como apoio a muitos produtos em nosso portfólio em matéria de água. Encontre o(s) documento(s) que você precisa selecionando o link abaixo.
Pesquisar na ferramenta de documentos regulatórios e referências
Suporte ao cliente da Divisão de Água da IDEXX
Sede da empresa
IDEXX Brasil Laboratórios Ltda.
Av.Brig.Faria Lima, 4300 - 1º Andar
São Paulo/SP, Brasil
Tel.: 0800 40 43399 | + 0800 728 2482
Encontre um representante perto de você.