Sistema Filta-Max xpress

Um avanço no processamento da filtragem

  • Processe uma amostra em menos de dois minutos.
  • Uma tecnologia rápida e eficiente para captura e recuperação de Cryptosporidium e Giardia.
  • O módulo de filtro foi otimizado para capturar organismos alvo de uma grande variedade de matrizes de água não tratada.
  • Usando pressão de ar para forçar uma solução tampão de eluição especificamente desenvolvida através do filtro, o procedimento de eluição foi desenvolvido para eluir de forma rápida e simples organismos alvo bastando pressionar um botão.
  • A ação da solução tampão, associada à arquitetura exclusiva do filtro de espuma, resulta em um processo altamente eficaz.
     

Contate-nos (US)


VISÃO GERAL

Com o sistema Filta-Max xpress, é possível processar amostras em dois minutos ou menos simplesmente pressionando um botão.

Exatidão automatizada
  • Oferece eluição totalmente automatizada.
  • Funciona com o simples toque de um botão.
  • Requer uma quantidade mínima de equipamento.
Processamento superior
  • Requer muito pouco tempo de trabalho manual.
  • Oferece o processamento de amostras mais rápido disponível.
  • Demora 2 minutos ou menos por amostra, independentemente da
    matriz de amostra.
É econômico
  • Reduz a mão de obra.
  • Minimiza a variabilidade do usuário com a automação.
  • Requer treinamento mínimo.
  • Promove uma maior produtividade em seu laboratório.
Filta-Max xpress torna a amostragem mais fácil.

O sistema Filta-Max xpress oferece uma variedade de  ​opções de amostras (PDF) e escolhas de processamento. Basta escolher a opção mais apropriada para você.

CIÊNCIA

Como funciona o sistema Filta-Max xpress

O sistema Filta-Max xpress utilizou os conhecimentos da IDEXX sobre a tecnologia de filtração de espuma para criar um avanço na captura e recuperação de Cryptosporidium e Giardia.

Ao mesmo tempo que retém todos os benefícios da tecnologia de espuma, o novo filtro foi especificamente concebido para:

  • Capturar e recuperar oocistos e cistos de modo eficaz de uma grande variedade de matrizes turvas.
  • Simplificar drasticamente a etapa de processamento do teste, poupando tempo e trabalho.

 

O módulo de filtro: é composto por 40 discos de espuma reticulados com um diâmetro de 5,5 cm (com um orifício de 1,8 cm de diâmetro) e 39 discos com um diâmetro de 4,0 cm (também com um orifício de 1,8 cm de diâmetro). Todos os discos têm 1 cm de espessura.

Os discos: Os discos são empilhados alternadamente até uma altura de 79 cm e depois são comprimidos até uma altura de 3,0 cm. Um parafuso de fixação mantém a compressão. Isto origina um módulo de filtro que consiste em uma região exterior com uma proporção de compressão de 13,3X e um centro interior com uma proporção de compressão de 26,6X.

O filtro é colocado: em um invólucro reutilizável para fins de amostragem.

 

Durante o processo de amostragem: a região exterior age como um pré-filtro e o centro interior age como uma barreira. Consequentemente, a maioria dos organismos alvo fica presa na interface entre as regiões interior e exterior, ao passo que as partículas grandes ficam presas no pré-filtro.

O sistema Filta-Max xpress usa pressão de ar para passar uma solução tampão de eluição, especificamente concebida, através do filtro.

A ação do tampão, junto com as forças de corte geradas dentro do filtro, resultam na eluição rápida e eficiente dos organismos alvo da matriz de filtro.

COMO USAR

 

Aprenda como usar o Filta-Max express


 

Coleta de amostras

 

Eluição usando Filta-Max xpress

 

Centrifugação

 

Separação imunomagnética

 

Coloração

 

Microscopia

Instruções

GUIA PASSO-A-PASSO PARA USAR O SISTEMA FILTA-MAX XPRESS


Etapa 1

Coloque o módulo de filtro Filta-Max xpress no invólucro do filtro e conecte-o à fonte necessária
(a IDEXX fornece encaixes de conexão rápida para facilitar a amostragem em campo ou o manuseio de amostras).

Etapa 2

Após amostragem, o compartimento do filtro pode ser conectado diretamente à estação de eluição e pressão Filta-Max xpress da IDEXX (estão disponíveis outras opções de amostragem).

Ver as opções de amostragem do Filta-Max xpress

Perguntas frequentes e respostas

 

QUESTÕES GERAIS

Sim, o sistema Filta-Max xpress é aceito pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos da América (Environmental Protection Agency, EPA) nos termos dos métodos 1622 e 1623.

  • Gabinete de normas em matéria de águas subterrâneas e água potável e divisão de gerenciamento de riscos; 11 de janeiro de 2007

QUESTÕES SOBRE AMOSTRAGEM

Normalmente, permanecerão 0 ml–50 ml no invólucro, após amostragem. Eles são drenados do invólucro durante o primeiro ciclo da eluição.

Você só pode usar invólucros Filta-Max (MKII) com os encaixes corretos com a estação de eluição e pressão. Você pode usar invólucros Filta-Max MKI e invólucros Filta-Max MKII com encaixes com terminal de mangueira para amostragem em campo. Contudo, você deve colocar os módulos de filtro em um invólucro MKII com encaixes apropriados para o processo de eluição.

Sim. A IDEXX fornece um kit que inclui uma haste QF e um corpo QC que você pode encaixar no invólucro MKII. A IDEXX também fornece um kit de amostragem que você pode conectar à mangueira de amostragem para ajudar a encaixar rapidamente o invólucro do filtro.

  • Pressão mínima de entrada: 65 psig (4,5 bar)
  • Pressão máxima de entrada: 150 psig (10,3 bar)
  • Pressão de trabalho: 72,5 a 116 psig (5 a 8 bar)

O frasco de 8 oz (227 g) de plástico da Qorpak pode ser usado para transportar os filtros. N.º de catálogo de Qorpak: PLC-4DK0182AWNA6C9 3823.

Sim, eles podem ser adquiridos diretamente na Swagelok.

A Qorpak é uma marca comercial registrada da All-Pak, LLC. Swagelok é uma marca comercial registrada da Swagelok Corporation.

QUESTÕES SOBRE A ESTAÇÃO DE ELUIÇÃO DE PRESSÃO

O volume final é 400–450 ml.

A IDEXX fez experimentos com várias idades de oócitos e cistos e não observou alterações na morfologia nem na morfometria.

As recuperações são equivalentes ou superiores ao Filta-Max e mostram um nível maior de precisão.

A máquina é calibrada no momento de fabricação e não requer calibração posterior. Existem medidores de pressão baixa e alta que podem ser usados para verificar a pressão. O medidor de pressão alta deve ler 5 bar e o medidor de pressão baixa deve ler 0,5 bar.

A IDEXX calculou o tempo médio entre análises falhas e observou que, mesmo em 85.000 ciclos, a estação de eluição continuou funcionando corretamente.

Embora o sistema Filta-Max xpress tenha sido otimizado para usar um volume de eluição total de 400 ml a –450 ml contidos em um tubo de centrifugação de 500 ml, a IDEXX validou o uso de duas centrifugações de 250 ml a 1500 x g por 15 minutos como procedimento alternativo. A IDEXX sugere que os laboratórios validem este procedimento alternativo antes de o adotarem.

A solução tampão Filta-Max xpress é uma solução salina tamponada de fosfato com Tween 20 (PBST). Você poderá encontrar instruções de preparo para esta solução tampão fosfato (PBS) de eluição na página 5 do guia para operadores do Filta-Max xpress (biológico).

A tampa pode ser trocada com a de um garrafão maior com um fecho de 83 cm de diâmetro.

Você deve deixar correr água do reagente pela estação de eluição após o último ciclo de eluição do dia.

Você pode limpar a haste QC com um lenço embebido em álcool. Contudo, é usada pressão positiva para eluir, sendo assim, existe um risco mínimo de contaminação cruzada.

É aconselhável minimizar a vibração, estabilizar a centrífuga e usar uma velocidade de centrifugação ligeiramente maior (2000 g).

A IDEXX testou com matrizes complexas de uma vasta gama de localizações geográficas.

A estação de eluição usa pressão positiva para eluir os oócitos e cistos do módulo de filtro, minimizando o risco de contaminar a própria unidade. A IDEXX fornece cinco comutadores de saída com cada estação de eluição para que seu laboratório possa mudar de comutadores entre amostras. Você pode limpá-los manualmente ou em uma autoclave. A IDEXX pesquisou a possibilidade de contaminação cruzada usando picos elevados de organismos alvo (p. ex., 106) e não houve evidência de contaminação cruzada.

Recursos & Ferramentas

Testes & Acessórios

Encontre os testes e acessórios que você precisa selecionando o link abaixo. Pesquisar os testes de água e os acessórios

Recursos

A divisão de água da IDEXX possui materiais de referência e documentos de aprovação como apoio a muitos produtos em nosso portfólio em matéria de água. Encontre o(s) documento(s) que você precisa selecionando o link abaixo.

Pesquisar na ferramenta de documentos regulatórios e referências

Suporte ao cliente da Divisão de Água da IDEXX

Sede da empresa
IDEXX Brasil Laboratórios Ltda.
Av.Brig.Faria Lima, 4300 - 1º Andar  
São Paulo/SP, Brasil

Tel.: 0800 40 43399 | + 0800 728 2482
Encontre um representante perto de você.