Sistema Filta-Max xpress
Um avanço no processamento da filtragem
- Processe uma amostra em menos de dois minutos.
- Uma tecnologia rápida e eficiente para captura e recuperação de Cryptosporidium e Giardia.
- O módulo de filtro foi otimizado para capturar organismos alvo de uma grande variedade de matrizes de água não tratada.
- Usando pressão de ar para forçar uma solução tampão de eluição especificamente desenvolvida através do filtro, o procedimento de eluição foi desenvolvido para eluir de forma rápida e simples organismos alvo bastando pressionar um botão.
- A ação da solução tampão, associada à arquitetura exclusiva do filtro de espuma, resulta em um processo altamente eficaz.
VISÃO GERAL
Com o sistema Filta-Max xpress, é possível processar amostras em dois minutos ou menos simplesmente pressionando um botão.
Exatidão automatizada
- Oferece eluição totalmente automatizada.
- Funciona com o simples toque de um botão.
- Requer uma quantidade mínima de equipamento.
Processamento superior
- Requer muito pouco tempo de trabalho manual.
- Oferece o processamento de amostras mais rápido disponível.
- Demora 2 minutos ou menos por amostra, independentemente da
matriz de amostra.
É econômico
- Reduz a mão de obra.
- Minimiza a variabilidade do usuário com a automação.
- Requer treinamento mínimo.
- Promove uma maior produtividade em seu laboratório.
Filta-Max xpress torna a amostragem mais fácil.
O sistema Filta-Max xpress oferece uma variedade de opções de amostras (PDF) e escolhas de processamento. Basta escolher a opção mais apropriada para você.
CIÊNCIA
Como funciona o sistema Filta-Max xpress
O sistema Filta-Max xpress utilizou os conhecimentos da IDEXX sobre a tecnologia de filtração de espuma para criar um avanço na captura e recuperação de Cryptosporidium e Giardia.
Ao mesmo tempo que retém todos os benefícios da tecnologia de espuma, o novo filtro foi especificamente concebido para:
- Capturar e recuperar oocistos e cistos de modo eficaz de uma grande variedade de matrizes turvas.
- Simplificar drasticamente a etapa de processamento do teste, poupando tempo e trabalho.
O módulo de filtro: é composto por 40 discos de espuma reticulados com um diâmetro de 5,5 cm (com um orifício de 1,8 cm de diâmetro) e 39 discos com um diâmetro de 4,0 cm (também com um orifício de 1,8 cm de diâmetro). Todos os discos têm 1 cm de espessura.
Os discos: Os discos são empilhados alternadamente até uma altura de 79 cm e depois são comprimidos até uma altura de 3,0 cm. Um parafuso de fixação mantém a compressão. Isto origina um módulo de filtro que consiste em uma região exterior com uma proporção de compressão de 13,3X e um centro interior com uma proporção de compressão de 26,6X.
O filtro é colocado: em um invólucro reutilizável para fins de amostragem.
Durante o processo de amostragem: a região exterior age como um pré-filtro e o centro interior age como uma barreira. Consequentemente, a maioria dos organismos alvo fica presa na interface entre as regiões interior e exterior, ao passo que as partículas grandes ficam presas no pré-filtro.
O sistema Filta-Max xpress usa pressão de ar para passar uma solução tampão de eluição, especificamente concebida, através do filtro.
A ação do tampão, junto com as forças de corte geradas dentro do filtro, resultam na eluição rápida e eficiente dos organismos alvo da matriz de filtro.
COMO USAR
Aprenda como usar o Filta-Max express
Coleta de amostras
Eluição usando Filta-Max xpress
Centrifugação
Separação imunomagnética
Coloração
Microscopia
Instruções
GUIA PASSO-A-PASSO PARA USAR O SISTEMA FILTA-MAX XPRESS
Etapa 1
Coloque o módulo de filtro Filta-Max xpress no invólucro do filtro e conecte-o à fonte necessária
(a IDEXX fornece encaixes de conexão rápida para facilitar a amostragem em campo ou o manuseio de amostras).
Etapa 2
Após amostragem, o compartimento do filtro pode ser conectado diretamente à estação de eluição e pressão Filta-Max xpress da IDEXX (estão disponíveis outras opções de amostragem).
Perguntas frequentes e respostas
QUESTÕES GERAIS
Sim, o sistema Filta-Max xpress é aceito pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos da América (Environmental Protection Agency, EPA) nos termos dos métodos 1622 e 1623.
- Gabinete de normas em matéria de águas subterrâneas e água potável e divisão de gerenciamento de riscos; 11 de janeiro de 2007
QUESTÕES SOBRE AMOSTRAGEM
Normalmente, permanecerão 0 ml–50 ml no invólucro, após amostragem. Eles são drenados do invólucro durante o primeiro ciclo da eluição.
Você só pode usar invólucros Filta-Max (MKII) com os encaixes corretos com a estação de eluição e pressão. Você pode usar invólucros Filta-Max MKI e invólucros Filta-Max MKII com encaixes com terminal de mangueira para amostragem em campo. Contudo, você deve colocar os módulos de filtro em um invólucro MKII com encaixes apropriados para o processo de eluição.
Sim. A IDEXX fornece um kit que inclui uma haste QF e um corpo QC que você pode encaixar no invólucro MKII. A IDEXX também fornece um kit de amostragem que você pode conectar à mangueira de amostragem para ajudar a encaixar rapidamente o invólucro do filtro.
- Pressão mínima de entrada: 65 psig (4,5 bar)
- Pressão máxima de entrada: 150 psig (10,3 bar)
- Pressão de trabalho: 72,5 a 116 psig (5 a 8 bar)
O frasco de 8 oz (227 g) de plástico da Qorpak pode ser usado para transportar os filtros. N.º de catálogo de Qorpak: PLC-4DK0182AWNA6C9 3823.
Sim, eles podem ser adquiridos diretamente na Swagelok.
A Qorpak é uma marca comercial registrada da All-Pak, LLC. Swagelok é uma marca comercial registrada da Swagelok Corporation.
QUESTÕES SOBRE A ESTAÇÃO DE ELUIÇÃO DE PRESSÃO
O volume final é 400–450 ml.
A IDEXX fez experimentos com várias idades de oócitos e cistos e não observou alterações na morfologia nem na morfometria.
As recuperações são equivalentes ou superiores ao Filta-Max e mostram um nível maior de precisão.
A máquina é calibrada no momento de fabricação e não requer calibração posterior. Existem medidores de pressão baixa e alta que podem ser usados para verificar a pressão. O medidor de pressão alta deve ler 5 bar e o medidor de pressão baixa deve ler 0,5 bar.
A IDEXX calculou o tempo médio entre análises falhas e observou que, mesmo em 85.000 ciclos, a estação de eluição continuou funcionando corretamente.
Embora o sistema Filta-Max xpress tenha sido otimizado para usar um volume de eluição total de 400 ml a –450 ml contidos em um tubo de centrifugação de 500 ml, a IDEXX validou o uso de duas centrifugações de 250 ml a 1500 x g por 15 minutos como procedimento alternativo. A IDEXX sugere que os laboratórios validem este procedimento alternativo antes de o adotarem.
Sim, é possível.
A solução tampão Filta-Max xpress é uma solução salina tamponada de fosfato com Tween 20 (PBST). Você poderá encontrar instruções de preparo para esta solução tampão fosfato (PBS) de eluição na página 5 do guia para operadores do Filta-Max xpress (biológico).
A tampa pode ser trocada com a de um garrafão maior com um fecho de 83 cm de diâmetro.
Você deve deixar correr água do reagente pela estação de eluição após o último ciclo de eluição do dia.
Você pode limpar a haste QC com um lenço embebido em álcool. Contudo, é usada pressão positiva para eluir, sendo assim, existe um risco mínimo de contaminação cruzada.
É aconselhável minimizar a vibração, estabilizar a centrífuga e usar uma velocidade de centrifugação ligeiramente maior (2000 g).
A IDEXX testou com matrizes complexas de uma vasta gama de localizações geográficas.
A estação de eluição usa pressão positiva para eluir os oócitos e cistos do módulo de filtro, minimizando o risco de contaminar a própria unidade. A IDEXX fornece cinco comutadores de saída com cada estação de eluição para que seu laboratório possa mudar de comutadores entre amostras. Você pode limpá-los manualmente ou em uma autoclave. A IDEXX pesquisou a possibilidade de contaminação cruzada usando picos elevados de organismos alvo (p. ex., 106) e não houve evidência de contaminação cruzada.
Recursos & Ferramentas
Testes & Acessórios
Encontre os testes e acessórios que você precisa selecionando o link abaixo. Pesquisar os testes de água e os acessórios
Recursos
A divisão de água da IDEXX possui materiais de referência e documentos de aprovação como apoio a muitos produtos em nosso portfólio em matéria de água. Encontre o(s) documento(s) que você precisa selecionando o link abaixo.
Pesquisar na ferramenta de documentos regulatórios e referências
Suporte ao cliente da Divisão de Água da IDEXX
Sede da empresa
IDEXX Brasil Laboratórios Ltda.
Av.Brig.Faria Lima, 4300 - 1º Andar
São Paulo/SP, Brasil
Tel.: 0800 40 43399 | + 0800 728 2482
Encontre um representante perto de você.