Sistema Filta-Max

Líder mundial na captura e recuperação de Cryptosporidium e Giardia


  • A técnica n.º 1 no mundo para análise de Cryptosporidium e Giardia.
  • O sistema Filta-Max recupera de forma consistente números elevados de organismos alvo.
  • Aprovado pelo método EPA dos EUA 1623 e DWI do Reino Unido.
  • É possível obter amostras de grandes volumes de água não tratada ou água tratada com um filtro, fornecendo uma sensibilidade elevada.
     

Contate-nos (US)

 


VISÃO GERAL

Tecnologia comprovada
  • O sistema Filta-Max foi especificamente concebido para otimizar a captura e recuperação de Cryptosporidium e Giardia.
  • O filtro é feito de discos de espuma de células abertas que foram comprimidos para terem uma porosidade nominal, para a captura de Cryptosporidium e Giardia.
  • Depois da amostragem, a espuma é descomprimida, permitindo que os organismos capturados sejam recuperados por um simples procedimento de lavagem e concentração.
Respeitado
  • Aprovado pelo método EPA dos EUA 1623 e DWI do Reino Unido.
  • São realizados mais testes de Cryptosporidium e Giardia a nível mundial usando o sistema Filta-Max do que todas as demais tecnologias de filtração combinadas.
Desempenho superior
  • Recupera de forma consistente números elevados de organismos alvo.
  • É possível filtrar elevados volumes de água tratada (até e acima de 1000 litros) e água não tratada (até 50 litros) para uma maior sensibilidade.
  • As amostras podem ser concentradas até 25 ml sem centrifugação.
  • O filtro funciona a taxas de fluxo de amostragem de até 4 litros por minuto.

CIÊNCIA

Como funciona o sistema Filta-Max

O módulo Filta-Max inclui várias camadas de discos de espuma de células abertas que são comprimidos para criar um filtro com um tamanho de poro nonimal para capturar Cryptosporidium e Giardia de modo eficaz. Após amostragem, o filtro é processado por liberação da compressão dos discos de espuma e lavagem, permitindo que todo o material capturado seja recuperado. É um sistema simples mas extremamente eficiente.

Filtração
Para realizar a amostragem, o módulo de filtro é colocado em um invólucro reutilizável, que é fixo à fonte de amostragem apropriada. É necessária uma pressão principal de 0,5 Bar (7,5 psi) para criar um fluxo e a pressão operacional recomendada é de 5 Bar (75 psi). Esta pressão cria uma taxa de fluxo de 4 litros por minuto, que é particularmente benéfica na amostragem de grandes volumes de água.

 

Recuperação
Após a filtração, o módulo é removido do invólucro e colocado na estação de lavagem. A IDEXX fornece uma estação de lavagem automática e uma versão manual. Os discos de espuma são descomprimidos removendo um parafuso do módulo e depois são lavados com uma solução tampão de eluição usando ciclos de expansão/compressão.

O volume da solução tampão é então reduzido para entre 25 e 50 ml por meio de concentração através de uma membrana, o que elimina a necessidade de centrifugação de alto volume.

COMO USAR

 

Aprenda como usar o Filta-Max


Instruções


Etapa 1

Conecte o invólucro à fonte de água necessária para realizar a amostragem.

Etapa 2

Remova o módulo de filtro do invólucro.

Etapa 3

Coloque o módulo em uma estação de lavagem e lave-o com uma solução tampão de eluição.

Etapa 4: Quanti-Tray

Concentre a solução tampão de lavagem usando uma membrana de 3 µm.

Etapa 5

Repita as etapas 3 e 4 para obter um volume final de 25 ml.

Perguntas frequentes e respostas

 

Sim. Em abril de 2000, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (U.S. Environmental Protection Agency, EPA) aprovou o sistema Filta-Max para uso no método 1623.

Sim, o sistema Filta-Max também foi aprovado pelo governo do Reino Unido para amostragem regulatória de 1.000 litros de água potável.

O sistema é eficiente em água não tratada e tratada. O filtro foi aprovado para amostragem de 50 litros de água não tratada no método 1623 pela EPA dos EUA. Outros filtros aprovados pela EPA dos EUA estão limitados a amostragem de 10 litros de água não tratada. O sistema Filta-Max está aprovado no Reino Unido para amostragem de 1.000 litros de água tratada.

O sistema Filta-Max consegue funcionar a uma taxa de fluxo de até 4 litros por minuto.

É necessária uma pressão mínima de 7,5 psi. 50–75psi é a pressão de amostragem recomendada.

O prazo de validade é de 12 meses a partir da data de fabricação. Armazene o módulo em um local seco (16ºC – 24ºC) e protegido da luz solar direta. Não congele. Não refrigere antes da utilização.

O filtro deve ser transportado no invólucro reutilizável ou em um saco reutilizável impermeável junto com os vários mililitros de água de grau de reagente.

As recuperações ultrapassam consistentemente os requisitos mínimos constantes dos regulamentos.

O custo do sistema Filta-Max corresponde a aproximadamente metade do custo de outros filtros aprovados pela EPA dos EUA.

A variabilidade é baixa. Os desvios padrão relativos são até 50% inferiores aos de outros filtros aprovados pela EPA dos EUA.

Recursos & Ferramentas

Testes e Acessórios 

Encontre os testes e acessórios que você precisa selecionando o link abaixo.

Pesquisar os testes de água e os acessórios

Recursos

A divisão de água da IDEXX possui materiais de referência e documentos de aprovação como apoio a muitos produtos em nosso portfólio em matéria de água.
Encontre o(s) documento(s) que você precisa selecionando o link abaixo.

Pesquisar na ferramenta de documentos regulatórios e referências.

Suporte ao cliente da Divisão de Água da IDEXX

Sede da empresa
IDEXX Brasil Laboratórios Ltda.
Av.Brig.Faria Lima, 4300 - 1º Andar  
São Paulo/SP, Brasil

Tel.: 0800 40 43399 | + 0800 728 2482
Encontre um representante perto de você.