Water SARS-CoV-2 RT-PCR Test

     

Estudos em saúde pública apontam que a detecção do vírus SARS-CoV-2 em águas residuais é uma ferramenta epidemiológica importante durante a pandemia da COVID-19.1,2

O Water SARS-CoV-2 RT-PCR Test é um teste de transcrição reversa seguida por reação em cadeia da polimerase em tempo real (RT-qPCR) que detecta e quantifica o RNA do vírus SARS-CoV-2 em águas residuais não tratadas. Com o apoio de uma empresa líder no setor com mais de 20 anos de experiência na produção de kits de teste de águas residuais, os departamentos de saúde pública, pesquisadores e laboratórios podem apresentar resultados consistentes com segurança para ajudar a proteger suas comunidades.3

Saiba mais

Visão geral

Validado

  • Protocolo validado por fabricante de testes de águas residuais líderes de mercado, como o método Colilert/Quanti-Tray
  • Flexibilidade incorporada ao protocolo para uma matriz altamente dinâmica
  • Validação em instrumentos de RT-qPCR comuns3

Consistente

  • Teste RT-qPCR altamente sensível, com detecção das regiões N1 e N2 do vírus3
  • Protocolos abrangentes de controle de qualidade que garantem resultados consistentes

Disponível

  • Histórico de excelente cadeia de suprimentos: A Divisão de Água da IDEXX apresenta uma disponibilidade superior a 99,9% para produtos essenciais3
  • Unidades de fabricação estéreis e consistentes, em conformidade com as normas ISO e GMP
  • Equipe de apoio técnico com décadas de experiência em águas residuais

Como usar

 

Concentração

 

Extração de RNA

 

PCR em tempo real

Etapa 1. Pasteurize a amostra a 60 °C por 1,5 hora. Esta etapa é opcional.

Etapa 2. Concentre a amostra usando precipitação com PEG ou equivalente.

Etapa 3. Extraia o RNA usando o kit de esferas (“beads”) magnéticas para extração de DNA/RNA na água.

Etapa 4. Amplifique os ácidos nucleicos purificados usando o Water SARS-CoV-2 RT-PCR Test.

Saiba mais sobre o Water SARS-CoV-2 RT-PCR Test

Preencha o formulário abaixo e um dos nossos especialistas em testagem de água entrará em contato com você para conversar sobre nossas soluções simples para proteger a saúde pública.

A IDEXX considera o processamento adequado de informações pessoais extremamente importante.
​​​​​​​Consulte nossa Política de Privacidade.

captcha

Perguntas frequentes

Águas residuais não tratadasque não foram tratados quimicamente.

O Water SARS-CoV-2 RT-PCR Test é um teste de transcrição reversa seguida por reação em cadeia da polimerase em tempo real (RT-qPCR) que detecta e quantifica RNA viral em uma amostra de concentrado de águas residuais devidamente preparada.

Quando utilizado com o protocolo de concentração de 105 ml, a menor concentração de SARS-CoV-2 em águas residuais que pode ser detectada pelo Water SARS-CoV-2 RT-PCR Test é de aproximadamente 1 cópia de gene/1 ml.

O protocolo validado pela IDEXX concentra o vírus SARS-CoV-2 a partir de 105 ml de águas residuais. A equipe do laboratório pode analisar volumes de água maiores ou menores realizando o procedimento básico dimensionado para diferentes volumes com os devidos equipamentos de centrifugação.

O Water SARS-CoV-2 RT-PCR Test analisa 5 µl do RNA extraído preparado a partir de uma amostra de concentrado de águas residuais, mas recomendamos ter um volume adicional à mão para uso em caso de perdas na pipeta e amostras em duplicatas.

O protocolo validado pela IDEXX concentra a amostra de águas residuais usando uma combinação de centrifugação e precipitação com polietileno glicol (PEG) e pode ser modificado para atender às necessidades específicas do seu laboratório. Outros métodos de concentração também podem ser usados, como ultrafiltração, filtrações múltiplas etc. Esses métodos devem ser validados para verificação do desempenho.

A manutenção de uma temperatura fria ajuda a evitar a degradação da amostra e a garantir a precipitação eficaz do vírus SARS-CoV-2.

O teste de água SARS-CoV-2 RT-PCR foi validado para uso com o kit de esferas magnéticas para extração de DNA/RNA na água para extrair ácidos nucleicos, inclusive RNA do SARS-CoV-2, a partir de um concentrado de águas residuais. O kit de esferas magnéticas pode ser operado manualmente ou por meio de um processador magnético automatizado. Consulte o folheto do produto para obter mais informações.

Para cada conjunto de amostras de águas residuais testadas com o Water SARS-CoV-2 RT-PCR Test, deve-se analisar ao mesmo tempo um controle positivo do PCR, um controle negativo do PCR, um controle positivo de extração e um controle negativo de extração. Um controle do método também deve ser realizado a fim de verificar os resultados esperados.

Consulte nos folhetos dos produtos as condições de armazenamento recomendadas no momento do recebimento do produto e após a reconstituição/primeiro uso.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA indica um nível de biossegurança 2 (BSL-2) com precauções adicionais no laboratório para a testagem de amostras ambientais, incluindo o manuseio e o processamento de amostras de águas residuais associadas ao SARS-CoV-2. Para obter orientações específicas do CDC dos EUA, consulte: Normas interinas de biossegurança laboratorial para o manuseio e o processamento de amostras associadas à doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) .4

Consulte a autoridade sanitária local para obter recomendações específicas.

Siga os procedimentos recomendados pelas autoridades sanitárias locais para o manuseio e processamento de amostras de águas residuais associadas ao SARS-CoV-2. Uma fonte de informação é publicada pelo CDC dos EUA: Normas interinas de biossegurança laboratorial para o manuseio e o processamento de amostras associadas à doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) .4

Siga todas as diretrizes regulamentadoras e de segurança locais. 

Pode-se usar um tratamento térmico opcional para inativar as amostras por meio da pasteurização, se desejado. Veja um exemplo no folheto do produto. 

A etapa da pasteurização pode reduzir a detecção do RNA do SARS-CoV-2. Entre em contato com um representante da IDEXX para obter mais informações.

Descarte todas as amostras e materiais segundo as diretrizes regulamentadoras locais.

O Water SARS-CoV-2 RT-PCR Test não foi aprovado pela EPA dos EUA para a detecção do SARS-CoV-2 em águas residuais. A EPA dos EUA não regula atualmente a testagem de SARS-CoV-2 em águas residuais nem aprova métodos de testagem para esse fim. A testagem de SARS-CoV-2 em águas residuais pode ou não ser regulamentada pelas suas autoridades locais e/ou governamentais. Consulte os regulamentos que podem aplicar-se em sua área.

Saiba mais sobre o teste de água SARS-CoV-2 RT-PCR

Atendimento ao cliente da Divisão de Água

Sede da empresa
IDEXX Brasil Laboratórios Ltda.
Av.Brig.Faria Lima, 4300 - 1º Andar  
São Paulo/SP, Brasil

Tel.: 0800-728-2482 | + 55 11 3594-0830
Encontre um representante perto de você.

Encontre um representante perto de você


Referências

  1. Wurtzer S, Marechal V, Mouchel J-M, et al. Evaluation of lockdown impact on SARS-CoV-2 dynamics through viral genome quantification in Paris wastewaters [preprint posted May 6, 2020]. medRxiv. doi:10.1101/2020.04.12.20062679
  2. Medema G, Heijnen L, Elsinga G, Italiaander R, Brouwer A. Presence of SARS-Coronavirus-2 in sewage [preprint posted March 30, 2020]. medRxiv. doi:10.1101/2020.03.29.20045880
  3. Data on file at IDEXX Laboratories, Inc. Westbrook, Maine USA.
  4. Centers for Disease Control and Prevention. Interim laboratory biosafety guidelines for handling and processing specimens associated with Coronavirus Disease 2019 (COVID-19). www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/lab/lab-biosafety-guidelines.html. Revised June 3, 2020. Accessed July 7, 2020.